Uma prece é uma expressão de reverência, súplica ou gratidão dirigida a uma divindade ou ser superior. No culto aos deuses gregos, as preces, geralmente cantadas, eram utilizadas como uma forma de comunicação com as divindades, solicitando proteção, bênçãos, orientação ou agradecimento por favores recebidos.
As preces eram um componente fundamental da prática religiosa grega, pois os cidadãos acreditavam que agradar aos deuses era essencial para garantir a harmonia e a prosperidade na vida cotidiana e na comunidade. Além das preces, rituais, sacrifícios e oferendas também eram realizados para fortalecer essa relação com o sagrado e assegurar a intervenção divina nas questões humanas.
A prece abaixo foi construída por mim e tem como inspiração base a estrutura de um salmo, o qual não me recordo o número, que gostava de utilizar nas práticas de magia angelical. Você pode fazer em sua casa, inspirar-se para construir a sua ou adaptar de acordo com a sua gnose.
“Prece a Zeus para Proteção:
Ó poderoso Zeus, rei dos reis, senhor dos céus e dos relâmpagos, a ti elevo meu canto. Com reverência e devoção, rogo pela tua proteção, ó Pai de todos os mortais e imortais.
As tuas bondades cantarei perpetuamente, ó Zeus, e com a minha voz proclamarei a tua justiça e poder de geração em geração. Pois digo eu: a tua glória será eterna e a tua força é confirmada em céu, terra e mar. Nenhum homem é capaz de apagar os teus gloriosos feitos.
Fizeste aliança com os teus devotos, prometeste proteção e glória aos que se mantivessem ao teu lado após a guerra contra os titãs. A tua semente estabeleceste para sempre, e teu trono é forte e conquistado.
As Musas cantam as tuas maravilhas, ó Zeus, e a tua fidelidade é louvada no Olimpo entre os imortais. Quem nos céus pode se comparar a ti, ó Zeus? Quem entre os poderosos é semelhante a ti? Ninguém é comparável aquele que está assentado entre as nuvens.
Ó Zeus, formidável na assembleia dos deuses, reverenciado por todos os que te cercam, quem é tão poderoso como tu? Com tua mão dominas as tempestades e acalmas as ondas furiosas do mar.
Quebraste os inimigos com teu braço forte e mandaste ao tártaro os que se opunham a ti. Teus são os céus, as terras e os mares; o mundo e sua plenitude tu os criaste e mantém em ordem. Teu reino percorre de norte a sul e de leste a oeste.
Tens um braço poderoso, forte é a tua mão, que hoje me protege. Por onde andas pavimenta o caminho com ferro, impenetrável pelas forças demoníacas. Vitória [Nike] está em tua mão direita.
Bem-aventurado é o povo que louva a Zeus e reconhece seu poder como Deus dos Deuses.
Ó Zeus, em ti confiamos, a ti clamamos por proteção. Guia-nos com tua luz infinita. Bendito sejas, ó Zeus. Que assim seja, que assim se faça e assim já está feito.”

Zeus, no trono dos céus, ao lado de Hera, Têmis ou Tétis. França, por Bernard Terlay.
Deixe um comentário